Jovem Aprendiz

O que é o programa jovem aprendiz?


O Programa de Aprendizagem oportuniza a qualificação profissional e a inserção de adolescentes e jovens com idade entre 14 e 23 anos no mercado de trabalho. A proposta concilia teoria e prática através de cursos e atividades que auxiliam o jovem a se preparar para a sua primeira experiência profissional, estimulando-o na busca pelo conhecimento, no desenvolvimento de habilidades e na evolução constante do seu desempenho pessoal e profissional.





Objetivo Geral

Desenvolver um programa de aprendizagem profissional em nível de formação inicial e continuada na área Administrativa, fundamentado na Lei 8069 de 13/07/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, na Lei 10.097/2000, no Decreto nº 5598 de 01/12/2005 e na Portaria 723 do MTE visando a inclusão social de adolescentes e sua inserção no mundo do trabalho.



Objetivos Específico


  • Capacitar adolescentes e jovens com formação específica em Assistente Administrativo, favorecendo a aprendizagem e a entrada no mercado de trabalho.
  • Fornecer aprendizagem pedagógica atualizada, articulando a teoria e a prática.
  • Favorecer a aprendizagem e a entrada no mercado de trabalho, possibilitando a geração de renda e ajuda no ambiente familiar.


Caracterização do território de execução do projeto


O Centro Educacional Dom Bosco atende 220 adolescentes e jovens no Programa de Aprendizagem. Estes adolescentes e jovens são oriundos de 43 bairros do município de Joinville.

Tendo identificado o problema da inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho e entendendo essa questão como um entrave ao desenvolvimento e à transformação da realidade social, o Instituto Joinvillense de Educação e Assistência – Centro Educacional Dom Bosco (IJEA-CEDB) desenvolveu o Programa Jovem Aprendiz que visa oportunizar ao educando uma capacitação para orientá-los ao mercado de trabalho.

Facilitar a inserção do jovem no mundo de trabalho, como forma de modificar a sua realidade, constitui-se em um grande desafio. Mas não se trata apenas de gerar empregos, mas sim de permitir a formação profissional do jovem, sem prejudicar os seus estudos e o seu desenvolvimento como pessoa, permitindo a geração de renda, e contribuindo para a sua empregabilidade futura.


Relevância do projeto para o território


Nosso modelo apresentado da prevenção vem ao encontro de uma necessidade gritante de nossa comunidade, pois hoje a situação apresentada pela nossa sociedade joinvillense, tem apresentado números cada vez mais alarmantes e sem esperança de uma breve mudança no processo degenerativo de nossa juventude.

Segundo levantamento da Polícia Militar, dos crimes cometidos em nossa cidade, 10% deles são praticados por menores infratores, em especial na zona sul de Joinville. A grande preocupação é que essa realidade está deteriorando anualmente. Nessa situação temos furtos, posse de drogas, roubos, tráfico de drogas entre outros delitos. Também incluímos a questão financeira, pois o governo gasta com os menores infratores um valor mensal maior que o custo da educação anual. Isso aumenta em 12 vezes para recuperar um menor infrator do que para colocá-lo em uma sala de aula.


Princípios e experiências em que baseia a metodologia


Todo o Projeto Jovem Aprendiz é baseado na legislação brasileira, tais como:
– Lei 8069 de 13/07/90

– Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

– Consolidação das Leis do Trabalho – CLT

– Lei 10.097/2000

– Decreto nº 5598 de 01/12/2005

– Portaria 723 do MTE


Experiência na execução deste tipo de projeto


A metodologia aplicada nesta instituição mostra que, por meio de diversas atividades realizadas os adolescentes e jovens podem mudar suas vidas, através do seu empenho e das oportunidades que lhes são ofertadas. Visa o bem estar dos educandos, oferecendo um ambiente estruturado, valorizando o momento da vida que estão atravessando, levando o jovem a perceber que existe pessoas preocupadas com seu presente e com seu futuro.

A Pedagogia utilizada baseia-se na presença, sabendo que é importante que coordenadores e educadores estejam sempre no meio deles escutando-os e orientando-os, em todos os ambientes da casa. Os cursos gratuitos oferecidos contemplam as competências básicas necessárias para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho, nos vários setores de atuação; observando as características do mundo do trabalho atual, marcado por transformações estruturais significativas, que exigem dos profissionais flexibilidade para adaptação as mudanças, empenho para promover transformações e sensibilidade para contribuir para melhoria da qualidade de vida de todos.

As atividades são orientadas para criar situações que levem o adolescente a aprender a aprender, aprender a pensar, a mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades e valores, em níveis crescentes de complexidades. A proposta de ensino prioriza o estudo contextualizado, que agrega competências relacionadas com as novas tecnologias, trabalho em equipe e autonomia para enfrentar diferentes situações com criatividade e flexibilidade, comprometendo-se assim com a construção de uma cultura marcada pela iniciativa, autonomia, responsabilidade e ética.

Segue-se um planejamento discutido pela equipe da instituição também levando em consideração as opiniões e sugestões dadas pelos educandos. Os adolescentes e jovens têm uma participação sistemática no cotidiano da instituição, e há cada dois meses os pais participam da entrega de avaliação.


Envolvimento do projeto com a comunidade


Ao longo dos anos, a cidade de Joinville/SC, se tornou um polo industrial do Estado de Santa Catarina, atraindo, de vários lugares do Brasil, um contingente cada vez maior de pessoas a procura de empregos e oportunidades. O grande problema é que esta mão de obra não teve acesso a uma qualificação adequada para poder atender a demanda das empresas, a procura de maior especialização e capacitação profissional de seus novos empregados. Esta mão de obra não qualificada acabou sendo descartada, gerando bolsões de pobreza, na periferia de nossa cidade, e que vem aumentando a cada ano.

O Centro Educacional Dom Bosco preocupado com essa situação, iniciou a capacitação de adolescentes e jovens para inserção no mercado de trabalho formal, atendendo não só adolescentes e jovens do entorno da Obra, como dos bairros mais afastados e, com mais vulnerabilidade.


Interação do projeto com as políticas públicas


O Centro Educacional Dom Bosco está inscrito e tem participação nos seguintes conselhos:


CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

CMAS – Conselho Municipal da Assistência Social

Comitê da Aprendizagem


Grade Curricular

Inclusão digital

Comunicação oral e escrita; Leitura e compreensão de textos

Raciocínio lógico-matemático; Interpretação e Análise de dados estatísticos 

Diversidade cultural brasileira relacionada ao mundo do trabalho

Organização, planejamento e controle do processo de trabalho

Direitos Trabalhistas e previdenciários

Saúde e segurança no trabalho

Direito Humanos – Orientação Sexual Raça Etnia Idade Credo Religioso opinião Pública

Educação Fiscal

Formas alternativas de geração de trabalho; renda com enfoque na juventude

Informações sobre o mercado e o mundo do trabalho; Trabalho em equipe

Uso indevido de álcool, tabaco e outras

Educação para o consumo

Saúde: saúde sexual, direitos sexuais e reprodutivos; relações de gênero

Preservação do equilíbrio do meio ambiente

Segurança pública

Sistema de qualidade e garantia

Logística

Introdução à administração

Gestão de Pessoas

Contabilidade

Administração financeira

Secretariado

Lazer e Esporte

Marketing